quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Histórias do Paraná - A fundação de Londrina

Histórias do Paraná - A fundação de Londrina

A fundação de Londrina
Olympio Luiz Westphalen

A Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da ‘Taraná Plantations", de Londres, após adquirir do Governo do Paraná cerca de 515 mil alqueires de terras na região norte do Estado e ter constatado a grande fertilidade das chamadas terras roxas, resolveu iniciar um processo de colonização, com um plano de vender pequenos lotes rurais, com núcleos urbanos de apoio, implantando um sistema que viria se tornar na mais vitoriosa reforma agrária já feita no Brasil.
Após uma primeira visita à região, dos diretores da Cia., Arthur Thomas e Willian Reid, foi organizada em Ourinhos uma expedição que tinha como objetivo iniciar o processo de povoamento, sob chefia do jovem (20 anos) funcionário George Craig Smith.
Partindo, em um caminhão, na madrugada do dia 20 de agosto de 1929, a caravana pioneira passou por Cambará e na tarde do mesmo dia chegou em Jatahy (Jataizinho), atravessando três rios: Cinzas, Laranjinhas e Congonhas.
Em Jatahy, a Cia. mandara construir dois grandes ranchos de palmito para alojamento e escritório de apoio.
Jatahy está às margens do Rio Tibagi e restavam 22 quilômetros para chegar até as terras da Cia. co-lonizadora.
Foram adquiridas mulas de carga e montaria, e alugadas canoas para travessia do rio e, na madrugada do dia 21 de agosto de 1929, partiu a caravana para a arrancada final. A travessia foi difícil e a viagem foi lenta, através do picadão no meio da fechada floresta.
Depois de muitas horas, na tarde do mesmo dia, o engenheiro russo Dr. Alexandre Rasgulaeff, consultando seus mapas, disse: "Chegamos na divisa das terras da Companhia". Logo em seguida o português Alberto Loureiro, empreiteiro contratado pela Cia., reuniu seus trabalhadores para abrir uma pequena clareira na densa floresta, onde construíram dois ranchos de palmito, existente em grande quantidade, que foram as duas primeiras habitações da futura cidade, localizadas onde hoje se encontram instalações da Gessi Lever (antiga Anderson Clayton). Ali existe marco comemorativo.
Além dos citados, participaram daquela caravana pioneira: Joaquim Benedito Barbosa, Spártaco Bambi, Erwin Froelich, Geraldo Pereira Maia e alguns trabalhadores braçais.
Seriam doze pessoas.
Assim, no dia 21 de agosto de 1929, foi fundada Londrina pela Companhia de Terras Norte do Paraná. O seu primeiro nome foi Patrimônio Três Bocas. A fundação foi consolidada com a construção do Hotel Campestre, para moradia dos funcionários, e da casa do engenheiro Alexandre Ragulaeff, autor do primeiro traçado urbano da cidade. O povoado progrediu rapidamente e a 10 de dezembro de 1934 foi instalado o Município de Londrina.

Olympio Luiz Westphalen, diretor do Museu Histórico de Londrina "Pe. Carlos Weiss", da Universidade Estadual de Londrina


Nenhum comentário:

Postar um comentário