quinta-feira, 16 de junho de 2016

Histórias do Paraná - Ao pé das letras

Histórias do Paraná - Ao pé das letras

Ao pé das letras
Roberto José da Silva

Dezembro de 1853. A greve na aviação comercial forçava os pilotos de táxi-aéreo a um sobre-esforço para suprir as faltas dos Douglas, Convair e Scandia das companhias.
Voávamos desde o nascer até o pôr-do-sol. A maioria das viagens era de Londrina para Curitiba e vice-versa.
Eu já estava pilotando no limite da resistência.
Quase me transformara, como os outros companheiros, num piloto-automático, decolando, ganhando altura, nivelando, baixando, aproximando, pousando... e repetindo todo logo em seguida.
Naquela tarde eu taxiei o Bonanza PT-AHO até a cabeceira 17 do Bacacheri, com três passageiros.
Dos que estavam no assento traseiro não me lembro.
Mas à minha direita, na frente, ia o Michel Dib, chefe do Serviço de Trânsito de Cornélio 1’rocópio, devidamente fardado (brim cáqui) e com seu quépi branco. )á conhecia Dib de outros vôos.
Magro, traços bem marcados de árabe, fala mansa, jeito tranqüilo.
Decolei e aproei Londrina, ganhando altura.
Fazia um calor sufocante, o sol parecia querer nos fritar dentro do avião.
No ar quente e pesado, o lionanza se arrastava como num pote de geléia, pesado e com má vontade aerodinâmica.
De súbito eu — que pilotava librado em pensamentos extra-aeronave — ouço o rechinar das engrenagens do trem-de-pouso baixando.
Levo um susto, corto a manete de aceleração, puxo o manche para trás, "matando" a velocidade e procuro, num átimo, localizar a "pane".
Um trem-de-pouso jamais pode ser baixado em linha-de-vôo, em velocidade de cruzeiro.
Checo o painel e vejo a chave de comando do trem na posição de "down" (baixo). Não entendi, eu não havia comandado trem baixo!
Dib, encostado na porta, braços cruzados e quépi com a pala sobre os olhos, estava quieto, como um anjinho:
- Dib, ô Dib! Você mexeu aqui? - Perguntei quase gritando.
- Eu? Ué! — pensou alguns segundos — Mexi sim!
- Mas, como? Essa é a chave de trem-de-pouso, tem uma trava de segurança por baixo! Por que fez isso?
A inocência da resposta do Dib me fez rir:
- Wilson, é que estava muito quente aqui dentro. Aí, comecei a olhar, olhar e vi escrito "Landing Gear".
Gear, pensei, é frio. Aí, empurrei essa chavinha pra baixo, ué!...

Wilson Silva, ex-aviador no Norte do Paraná, jornalista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário