domingo, 12 de junho de 2016

Histórias do Paraná - Os morrelenses da PM

Histórias do Paraná - Os morrelenses da PM

Os morrelenses da PM
Marco Aurélio de Moraes Sarmento

A cidade de Morretes, situada na região litorânea do Estado do Paraná, famosa pela "invenção" do barreado, comida típica das araucárias, cuja "patente" é disputada "pau-a-pau" com os "capelistas" da vizinha cidade de Antonina, deu inuitos de seus filhos para a milícia do Estado.
Inúmeros morretenses atingiram o oficialato superior e, quase nunca, qualquer turma da hoje imponente Academia Policial Militar tio Guatupê, deixou de contar com representantes da bela e antiga
Cidadezinha.
Os nomes de tradicionais famílias morretenses como: Malucelli, Consentino, Foltran e
Hunziecker, entre outros, pontificaram e formaram tradição na Polícia Militar do Paraná.
Mas, Morretes, não forneceu a milícia, apenas Oficinas.
Muitos e inuitos Graduados e Soldados, alguns deles heróis, eram oriundos tia terrinha que é cercada de elevações
belíssimas, como o importante Pico do Morumbi.
Conta-se que, certa vez, na capital, o então Coronel Oskilde Marcos Malucelli, Chefe do Estado Maior da PM, morretense que gostava muito de medalhas e adereços, todo paramentado com inúmeros "brevets" e alamares, recebia no Salão de Honra da corporação, alguns Comandantes-Gerais oriundos de outros Estados da Federação.
No mesmo dia, chegara a Curitiba, um Cabo velho oriundo de Morretes, que tinha vindo tratar de assuntos relativos ao pequeno Destacamento PM daquele lugar.
Diz-se que o Praça nunca tinha vindo a Curitiba.
O cabo, que tinha sentado praça em Paranaguá e eu quase nunca tinha saído do pacato lugarejo que é banhado pelas límpidas águas do "Nhundiaquara", observava abismado o tamanho do Quartel do Comando Geral e, atarantado, se espanta com o incessante ziguezaguear rápido de inúmeros Oficiais e Sargentos que sequer respondem as suas caprichadas continências.
Num ímpeto, subiu a escada que dá ao alpendre do andar superior e, lá se queda a olhar embevecido o grande pátio, o antigo paiol de munições, as belas palmeiras reais quase centenárias, o intenso movimento e a banda de música que, naquele momento, executa um belo dobrado.
Um mundo novo e estranho se comparado com seu pacato Destacamento na pequena Morretes.
Andando pelo alpendre e quase já esquecido de sua missão em Curitiba, o Cabo velho, passa pela porta aberta do Salão de Honra, onde Malucelli, empolgado, faz sua exposição aos Coronéis "estrangeiros".
Após a passagem e a rápida olhadela, o velho miliciano morretense estaqueia.
Faz meia-volta e, sem dar bola para ninguém, adentra a sala repleta de Oficiais gritando com o sotaque litorâneo:
- "Oskirde", amigo "véio"! "Eta noís"! Quando é que eu podia imaginar que "ocê" tava na Força e já era Capitão, "home" de Deus!
Malucelli, ante a figura do amigo de antanho, pede licença a seus pares, sai do Salão abraça o Cabo que não via há anos e passam, os dois, a recordar do tempo em que juntos, ambos meninos, faziam estrepolias pelas ruas da velha Morretes e nadavam nas águas frias do Nhundiaquara.

Marco Aurélio de Moraes Sarmento é capitão da Policia Militar do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário