sábado, 8 de outubro de 2016

Histórias do Paraná - Pedro Aloys Scherer

Histórias do Paraná - Pedro Aloys Scherer

Pedro Aloys Scherer
Murilo Walter Teixeira

Este cidadão, oriundo do grupamento que o Dr. Faivre arrebanhou na Europa a fim de promover uma colonização nas proximidades do rio Ivaí, apresentou um comportamento deslumbrante, contribuindo com seu arguto conhecimento para o desenvolvimento da então florescente Vila de Guarapuava, enquanto aí permaneceu.
Desgarrado daquele empreendimento, participou em diversas expedições pelos rios Tibagi, Uruguai, Paraná e Ivaí, até engajar-se na corporação militar de então, atuando como Tenente Cirurgião do 7o Batalhão de Infantaria como auxiliar de Manoel Marcondes de Sá, no serviço de abertura da estrada para Corrientes, partindo da então Vila de Guarapuava.
Diversas funções desempenhou nesse povoado: no magistério, com aulas de música; Promotoria Pública, Curador de Órfãos, Cartógrafo (confeccionou planta da vila e campos de Guarapuava), culminando com o trabalho de secretário da Câmara, de 1864 a 1876, quando então solicitou seu afastamento, transferindo-se para Curitiba.
Por certo, suas qualificações levaram-no a colaborar com o Engenheiro Rebouças, obtendo mais tarde (1872) concessão para construir a estrada de ferro entre as cidades de Paranaguá e Morretes.
Foi um dos propulsores dessa façanha.
Faleceu em 1875.
No volume XXV do arquivo histórico de Benjamin C. Teixeira, encontra-se um curioso requerimento ao vigário geral no seguinte teor:
"Diz, Maria Joaquina Scherer, viúva do finado Pedro Aloys Scherer, que tendo sido enterrado no cemitério da cidade de Guarapuava, há
15 anos, seu filho Leopoldo, vem pedir a V. S. Revma., licença para remover os restos mortais do referido seu filho para o cemitério desta Capital.
Curitiba, 25 de maio de 1882."
Há citações de que doou seu salário para promoções sociais da povoação, bem como para colaborar com o Governo na Guerra do Paraguai.
No Rol dos habitantes da desobriga quaresmal da Paróquia da Vila de Guarapuava, feita pelo vigário Antônio Braga de Araújo no ano de 1853, está inscrito seu nome, destacando a idade de 30 anos, e sua mulher Maria Joaquina com a idade de 15 anos, além de seu filho menor Leopoldo.
Ao assinar em 15 de janeiro de 1861 termo de declaração de naturalização, disse ser natural de Versailles — França, professar a religião Católica, ser casado com brasileira, ter 3 filhos nascidos na Vila de Guarapuava e ser colono com propriedade na Colônia Teresa.
Surpreende-nos, quando deparamos com biografias semelhantes a esta, por apresentar um desprendimento, valentia e audácia do autor em abandonar toda sua cultura, família e até, talvez, um bom emprego para se alojar em lugares desconhecidos, ermos, selvagens, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Murilo Walter Teixeira, dentista em Guarapuava


Nenhum comentário:

Postar um comentário