sábado, 22 de outubro de 2016

Histórias do Paraná - Uma vida singular

Histórias do Paraná - Uma vida singular

Uma vida singular
Irmão Luiz Albano

As vocações religiosas orientadas e encaminhadas corretamente demonstraram, através dos anos, grande manancial de vigor e vida existentes em seus propósitos, para benefício da sociedade.
Foi comum, antes dos meados deste século, a presença regular de religiosos designados para certas localidades rurais atentos a essas vocações, fisgando-as e guiando-as.
Entre outros, avulta a figura notável do Padre Emiliano Ananevich (1886-1964), ucraíno de nascimento, ordenado em 1911 e primeiro padre secular celibatário a apresentar-se para trabalhar em missões além-oceano.
Foi quando, depois de passar seis anos na Argentina e encontrar dificuldades para o desenvolvimento de seu apostolado junto às comunidades ucraínas, tomou o rumo do Brasil, estabeleceu-se em Mallet, atendendo, então, a toda aquela vasta área de terra que reunia Dorizon, Fluviópolis, Serra do Tigre, Vera Guarani, Paulo Frontin e Cruz Machado.
A região carecia de estradas e os meios de comunicação eram os mais rudimentares. Não fosse a linha de trem que por ali já havia chegado, essas localidades estariam em absoluto desconforto.
Com isso, o Padre Ananevich consegue que as irmãs Servas de Maria se estabelecessem em Mallet e Dorizon, onde também organizou um hospital.
Consciente da importância da educação, porém, mostrava, com insistência, a necessidade de criar escolas: fundou, assim, nas colônias da região, mais de vinte estabelecimentos primários.
Em 1930 fundou uma congregação de irmãs catequistas com a aprovação do bispo D. Constantino Bohathevskyi, então em visita pastoral aos fiéis de rito ucraíno no Brasil, sendo essa congregação a das Irmãs Catequistas de Sant’Ana, curiosamente possuidoras hoje de duas casas de noviças em Lviv.
Assim, estimulando e orientando, surgiam capelas, escolas, hospitais e asilos, atestando seu espírito empreendedor.
Confiando na Providência, a generosidade do povo imigrante fazia o resto.
Uma das peculiaridades do Padre Emiliano Ananevich eram as vocações religiosas.
Procurando constantemente descobri-las, visitava com regularidade as famílias colonas da região.
Com isso, as congregações Maristas, de São José de Chambèry (Cajuru) e Franciscana ganhavam incontáveis postulantes.
Era, no entanto, preocupado em encaminhar candidatos ao sacerdócio de rito ucraíno, mas como isso nem sempre era possível, e por não fazer distinção quanto aos destinos das vocações encontradas, satisfazia-se vendo estar todos eles nos caminhos da Divina Providência.
Dentre os afilhados do Padre Emiliano Ananevich, encontrava-se, conhecidos da sociedade paranaense (Colégio Santa Maria), os nomes dos irmãos Ruperto Felix, Paulo Wodonos, Celedônio, Constante Slivinski, Miguel Wouk, e incontáveis outros, inclusive o modesto escriba destas linhas quase tortas, mas consciente do grandioso desempenho desse padre ucraíno, bem reconhecido pelas comunidades por que passou e pelas sociedades paranaense e brasileira que, certamente, muito lhe devem.

Luiz Albano é Irmão Marista, nascido em Dorizon, radicado em Curitiba desde 1942, por obra e grafa do Pe. Emiliano Ananevich


Nenhum comentário:

Postar um comentário