sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Histórias do Paraná - A vingança do escríba

Histórias do Paraná - A vingança do escríba

A vingança do escríba
José Delphim

Procedente da cidade de Jacarezinho, onde residia e exercia a profissão de alfaiate, veio residir em Paranaguá o cidadão Jayme Camargo, que pela sua vivência na sociedade parnanguara acabou entrando na política, tendo sido eleito vereador e posteriormente presidente da Câmara Municipal de Paranaguá.
Após o término de seu mandato de vereador, e com o advento da Revolução de 1930, oportunidade em que foram fechadas todas as casas legislativas do país, continuou o citado cidadão a fazer política, tendo exercido o cargo de prefeito municipal interino, Juiz de Paz e delegado de polícia, cargos estes que o projetaram politicamente, tendo inclusive recebido a patente de coronel da Guarda Nacional.
Foi, também, eleito para o cargo de primeiro presidente do Centro de Comércio de Café de Paranaguá.
Com seu prestígio político em evidência, eram comuns suas viagens à capital do Estado.
Se hospedava no Grande Hotel Moderno, o melhor da época, onde era religiosamente visitado por um jornalista, profissional de "O Dia". O jornalista prestava ao coronel uma forma, algo desvirtuada, do que hoje se chama de "assessoria de imprensa". Em troca de colocar o coroneljayme Camargo na coluna social do jornal da capital, o jornalista era recompensado com uma ajuda pecuniária.
Assim, todas as vezes que ia a Curitiba o jornal fazia referência a sua pessoa, informando estar na capital o ilustre coronel Jayme Camargo, político atuante em Paranaguá e em todo o litoral paranaense, recebendo sempre o escríba o seu "jabaculê".
Os anos foram se passando até que um belo dia, sem que ninguém saiba porque, o coroneljayme Camargo negou-se a gratificar o nobre jornalista com a já tradicional ajuda pecuniária.
Ao receber a negativa de pagamento, só restou ao escriba apelar para a gozação.
Sabendo que o Coronel Jayme Camargo retornaria a Paranaguá no dia seguinte, não teve dúvida; na coluna social a ele reservada no matutino "O Dia", destacou a seguinte chamada: "Regressou hoje a Paranaguá Saígentojayme Camargo". Foi a vingança do escriba.

José Delphim, presidente do Clube Atlético Seleto de Paranaguá


Nenhum comentário:

Postar um comentário