sábado, 30 de abril de 2016

Histórias do Paraná - Crônica do Barão Errado

Histórias do Paraná - Crônica do Barão Errado

Crônica do Barão Errado
Sérgio Augusto Leoni

Marco Aurélio de Moraes Sarmento, capitão da Polícia Militar do Paraná, trouxe ao espaço destinado às Histórias do Paraná, peripécias de um barão quase analfabeto, tropeiro de profissão, oriundo da região de Ponta Grossa, chamado-o de Barão de Campos Gerais. A crônica do capitão, ainda que fiel à lenda, mostra-se errada quanto ao nome do barão que descreve, que é o de Guaraúna e não dos Campos Gerais.
Em seu Dicionário Histórico e Geográfico do Paraná, vol. I, Ermelino de Leão dedica quase quatro páginas ao major Ferreira, futuro Barão de Guaraúna, fazendeiro na região de Ponta Grossa, que ficou conhecido pela sua sovinice ("amo-edava tudo que ganhava"), cujas aventuras José Murici descreve com muita graça em sua "Viagem Teocrática à República de Guaíra". Acolhendo o irmão Joaquim - diz a lenda -, o futuro Barão de Guaraúna percebe seu hóspede sobraçando jornais da Corte, que pretendia ler na cama.
Ao deitar-se, o irmão Joaquim acende grossa vela de sebo. O então major Ferreira entra no quarto do irmão pé por pé. Com um sopro discreto, apaga a vela.
No escuro, o irmão Joaquim reclama: "Ué, homem! Que é isso?" Explica-lhe o futuro Barão de Guaraúna: "Não carecia vosmecê ler na cama, só pra gastar a vista e a vela".
Mattoso Câmara, representante da Gazeta de Notícias, que fez parte da comitiva de D. Pedro II ao Paraná, diz que o major Ferreira não foi muito liberal no banquete oferecido a seu hospede real.
Em compensação, comunicou a sua majestade que concedera a alforria de seus escravos.
Sensibilizado, o imperador lhe concedeu, mais tarde, o título de Barão de Guaraúna, não levando a sério as ponderações em contrato de seus conselheiros.
O outro barão, cujo título nobiliárquico o capitão Marco Aurélio usou por engano, chamava-se David dos Santos Pacheco.
Nascido em 1810, na Lapa, David recebeu esmerada educação.
Tinha cultura, alto conceito.
Tais méritos levaram-no à condição de deputado à primeira Assembléia Provincial (1854/55), companheiro, entre outros, de An-tonio de Sá Camargo (Visconde de Guarapuava), conselheiro dejesuíno Marcondes, Manoel Antônio Guimarães (Visconde de Nácar) e Manoel de Oliveira Franco, o histórico Brigadeiro Franco.
De seu casamento com Anna Carvalho Pacheco, houve duas filhas: Maria Collecta dos Santos Araújo, casada com o conselheiro Manoel Alves de
Araújo, e Inácia Maria Alves de Araújo, casada com o coronel Joaquim Alves de Araújo.
Além de prestigioso político, David dos Santos Pacheco exerceu o Comando Superior da Guarda Nacional Paranaense, adestrando voluntários destinados à Guerra do Paraguai.
Próspero, muito rico, o futuro Barão dos Campos Gerais tinha casa na cidade da Lapa, onde hospedou o imperador, a imperatriz e o Almirante Tamandaré. Tinha ainda David dos Santos Pacheco na Legendária Fazenda Sta.
Amélia (mais de 2.000 alqueires) e outra no Rio Grande, também bem grandinha.
Ele era, enfim, o mais destacado tropeiro do Brasil Meridional.
Em sua homenagem, a Lapa ergue-lhe um monumento na atual Avenida Manoel Pedro, a tradicional Rua das Tropas, esquina por onde passa a via que tem o seu nome.
Tal monumento, destacado através de um busto, guarda os despojos do barão e da baronesa, transladados do cemitério, assim como a inscrição tumular em mármore, dizeres em baixo-relevo.
Em dezembro vindouro, por sinal, a Lapa vai comemorar o Centenário da morte do Barão dos Campos Gerias.

Sérgio Augusto 'Leoni ê ex-prefeito da Lapa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário