sexta-feira, 29 de abril de 2016

Histórias do Paraná - Discurso inesquecível

Histórias do Paraná - Discurso inesquecível

Discurso inesquecível
Lauro Grein Filho

Ao chegar em Castro para assumir os principais encargos de minha carreira médica, a tradicional e pacata cidade era toda animação e entusiasmo.
Um clima de intensa expectativa varria o Município, en-chendo-o de ansiedades.
Dias de magna importância eram vividos pela população a aguardar a visita oficial do Governador Manoel Ribas.
O acontecimento, com data já bastante próxima, envolvia uma pla-nificação cuidadosamente elaborada, a cargo de numerosas comissões e sub-comissões.
Autoridades, pessoas gradas, altas figuras do comércio e indústria, funcionários públicos e o "povo em geral", todos irmanados para o êxito invulgar e certo das comemorações.
Assinando a programação, fartamente distribuída, o Prefeito, Major Vespasiano Carneiro de Mello, o Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca, Dr. Humberto Graça, o Comandante do 6o GADO, Cel.
Felinto Abaetê Cavalcanti, o Vigário da Paróquia, Padre Nicolau Balthazar, o Promotor Dr. Heráclio Mendes de Camargo e mais cinqüenta ilustres personalidades da vida castrense.
A motivação era total e o assunto único.
Nada mais podia interessar além da vinda do seu Ribas, fato capital de todas as rodas, comentários e confabulações.
Afinal o grande dia! A "alvorada" pela banda da Polícia Militar, chegada de vésperas, deu início às festividades, acordando o povo com os acordes vibrantes do "Batista de Mello". As 8 horas Missa Campal, promovida pelas damas de Castro, com altar mór nas escadarias do Grupo Escolar e a praça lotada de fiéis em orações pelo Interventor.
Entre eles S.Excia. e a comitiva, Ângelo Lopes, Gaspar Velloso, Antenor Pamphilo dos Santos, Bichat de Almeida Rodrigues, Rosaldo de Mello Leitão, muita gente de Curitiba, e de municípios vizinhos.
Após a missa, ainda na praça, a inauguração do busto de Manoel Ribas.
Esta cerimônia aguçava de perto minha curiosidade. E que ouvira conta muitas histórias, a respeito do Interventor.
Histórias absurdas, difíceis de acreditar, tais os exageros com que retratavam sua irreverência e ostensivo desapreço às regras do protocolo.
Surgia agora a oportunidade de tudo pessoalmente ver e conferir: o comportamento do seu Ribas, finalmente ao meu alcance.
Pedro Kaled, orador oficial, ia dando conta, alto e bom som, de sua peça oratória, diante da estátua ainda não descerrada.
Ao lado, o homenageado sério, olhos fixos na multidão, imensa, atenta, silenciosa. "Vossa Excia.
Sr. Governador tem sido para nós e esta terra um verdadeiro benfeitor porque nos deu o Preventório, benfeitor porque..."
Ainda vibravam no ar as palavras do orador, quando Manoel Ribas entrou fulminante: "Benfeitor não! Porque trabalhar é obrigação de todo o Governador. E, se não fiz mais por Castro, foi por causa da burrice e da ignorância de todos vocês, que precisam saber que tentar fazer alguma coisa contra mim é o mesmo que beliscar em chifre de boi. E larguem mão de falar mal do Presidente Getúlio Vargas, que é um homem bom e precisa ser prestigiado. É isso aí." E sem mais delongas, retirou-se.
Terminada a solenidade, a multidão foi se diluindo pelas imediações, enquanto seu Ribas perpetuado em bronze começava a iluminar-se ao sol do meio-dia.
Muitos e muitos discursos haveria de ouvir depois, ao curso de múltiplas solenidades e pretextos sob diversos temas e propósitos em diferentes idiomas e ocasiões.
Nenhum deles, entretanto, mais me impressionou que esse de Manoel Ribas em Castro no dia 8 de Março de 1945, data de seu 71° aniversário.

Lauro Grein Filho é médico, épresidente do Centro de Letras do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário