Histórias do Paraná - Fazenda Modelo
Fazenda Modelo
Augusto Canto Jr.
Engastada nos Campos Gerais, esta Fazenda de propriedade do Governo Federal tem características e peculiaridades bem diversas de todas as outras da região.
Começou com a sua implantação pelo Sr. Oscar Von Main, engenheiro germânico que requereu em tempos idos, do Estado, uma gleba de mais ou menos dois mil alqueires, afim de ali implantar uma propriedade particular que se tornasse modelo para as outras fazendas da região.
Foi atendido e, após receber os documentos referentes à doação que recebia, iniciou os trabalhos.
Primeiramente, planejou no terreno tudo que queria, para depois iniciar a construção das cercas, visando o fechamento dessa enorme área. O trabalho foi insano e, depois de muito meses, conseguiu realizá-lo.
Cidadão com grandes conhecimentos de países estrangeiros, conseguiu, ao solicitar do governo australiano, alguns quilos de sementes de eucaliptos.
Quando recebeu o material e as indicações de como plantar, efetuou a semeadura e assim foi o primeiro a fazer esse tipo de reflorestamento aqui no Paraná.
As sementes nasceram bem e, mais tarde, ao transplantar as mudas, viu seu trabalho coroado de êxito.
As variedades não foram muitas, sendo a principal o eucalipto salinas.
O problema mais sério da fazenda estava na água, aliás, como em todas as outras da região.
Após muito estudo, resolveu o Sr. Oscar, trazê-la de uma fonte muito distante da casa, coisa que o pessoal duvidava, e até fizeram algumas apostas como ele não conseguiria.
O tempo passou e, um belo dia, alguns amigos foram chamados para lá ver o resultado de seu trabalho. O nível tinha sido corretamente estudado e o sucesso alcançado.
Meu pai, Augusto Canto, perdeu uma caixa de cerveja, que alegremente pagou.
O exemplo que deu fez com que os outros companheiros das fazendas vizinhas estudassem cada um o seu problema, e muita gente conseguiu resultados excelentes com essa experiência.
Com o Governo Federal interessado em diversas outras experiências que o Sr. Main tinha implantado, como a criação de animais de raça, e o todo que a fazenda representava, propôs-lhe a compra e criou a "Fazenda Modelo" hoje um símbolo de Ponta Grossa.
Ali passaram diretores como os Srs.
Charles Conrur, Júlio Bittencourt, Borel Du Wernay, que só valorizaram aquele próprio federal, introduzindo melhorias e fazendo dela uma jóia princezinha.
Augusto Canto Jr., comerciante em Ponta
Fonte: 300 e Tantas Histórias do Paraná, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário